Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

Síndrome do Delta T baixo

por Mercato Automação
O conceito de Delta T, ou diferença de temperatura, desempenha um papel crucial na eficiência operacional de sistemas de aquecimento e resfriamento. Quando a diferença de temperatura entre o fluxo de alimentação e o fluxo de retorno é inadequadamente baixa, ocorre a síndrome do Delta T baixo, resultando em diversos problemas.

Contaminação Operacional do Trocador de Calor:
A contaminação operacional do trocador de calor é uma das principais causas do Delta T baixo. O acúmulo de depósitos, sedimentos e impurezas nos trocadores de calor reduz a eficiência na transferência de calor entre o fluido do sistema e o meio de aquecimento ou resfriamento. Isso diminui a diferença de temperatura entre o fluxo de alimentação e o fluxo de retorno, prejudicando a capacidade global do sistema.

Válvulas de Controle Incorretamente Dimensionadas:
Válvulas de controle inadequadamente dimensionadas podem restringir o fluxo de água no sistema, causando uma queda na diferença de temperatura. Se as válvulas não estiverem ajustadas corretamente para lidar com as demandas térmicas, o sistema pode ter dificuldade em atingir e manter a temperatura desejada, levando ao Delta T baixo.

Balanceamento Hidrônico Ausente:
O balanceamento hidrônico refere-se à distribuição equilibrada do fluxo de água nos diferentes componentes do sistema, como radiadores, serpentinas e trocadores de calor. A falta de balanceamento hidrônico pode resultar em desigualdades no fluxo, levando a uma variação na temperatura entre o fluxo de alimentação e de retorno.

Flutuações da Pressão Diferencial:
Variações na pressão diferencial dentro do sistema também podem afetar o Delta T. Flutuações inadequadas podem causar instabilidade no fluxo de água, levando a uma distribuição irregular da temperatura e contribuindo para a síndrome do Delta T baixo.

Os efeitos negativos do Delta T baixo se estendem além da eficiência térmica. A necessidade de bombas e geradores adicionais para compensar a baixa diferença de temperatura resulta em um aumento no consumo de energia, impactando os custos operacionais do sistema.

As causas mais comuns encontradas em instalações de água gelada operando com baixo Delta T encontram-se listadas abaixo:
  • Setpoint de baixa temperatura do ambiente, fora das condições de projeto;
  • Válvulas de controle inoperantes;
  • Falta de calibração de sensores;
  • Falta de intertravamento da válvula com o condicionador de ar;
  • Vazamento em válvula de controle fechada (close-off);
  • Filtro de ar sujo;
  • Incrustação na serpentina (água ou ar);
  • Falta de balanceamento ou rebalanceamento;
  • Bobinas inadequadamente selecionadas;
  • Válvulas de controle inadequadamente selecionadas;
  • Conexão hidráulica invertida do condicionador de ar;
  • Substituição de condicionadores de ar e válvulas de controle sem respeitar o Delta T de projeto original;
  • Cargas de processo não controladas (indústria).
A manutenção preventiva, o monitoramento regular do sistema e a implementação de práticas adequadas de projeto e operação são essenciais para prevenir a síndrome do Delta T baixo e otimizar o desempenho energético dos sistemas de aquecimento e resfriamento.

FALE
CONOSCO

*Preenchimento obrigatório

Deixe seu comentário ou dúvida:

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods