Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

Comunicação Serial vs Ethernet: Qual a melhor escolha?

por Mercato Automação

A comunicação serial tem sido amplamente utilizada na automação predial para conectar equipamentos como sensores, controladores e registradores de dados a sistemas de supervisão e controle, como o BMS (Building Management System) ou Sistema de Gestão Predial. No entanto, a limitação da distância máxima da rede, quantidade de dispositivos em uma única rede, velocidade de transmissão e acessibilidade gerou uma demanda por um meio de comunicação mais flexível.

 

Com a crescente demanda, a Ethernet tem se consolidado cada vez mais como o padrão de comunicação no segmento da automação predial. A sua eficácia traz benefícios tangíveis, solução para a maioria das aplicações e promessa simples de escalabilidade para todas as topologias e tamanhos de redes.

 

Quer conhecer o Zigbee e por que ele se tornou tão fundamental para a automação predial? Clique aqui e leia o artigo.

 

Mas, qual meio de transmissão de dados escolher? Para ajudar nessa escolha, destacamos abaixo algumas vantagens e desvantagens dos meios físicos de comunicação RS485 e Ethernet.

 

TECNOLOGIA SERIAL

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Instalação simplificada: equipamentos interligados por três cabos de modo paralelo, um após o outro (topologia de rede Daisy- Chain);

Não é possível utilizar dois ou mais protocolos de comunicação simultaneamente;

Equipamentos apenas com porta serial possuem valor inferior ao de equipamentos com tecnologia ethernet;

Baixa velocidade de transmissão de dados. É possível utilizar velocidades até 115 Kbit/s, mas a perda de dados acontece facilmente durante transferências em longas distâncias;

Fácil comissionamento;

Número limitado de dispositivos por rede, por exemplo: BACnet 128 e Modbus 254 elementos;

Menor infraestrutura de rede necessária.

Distância de rede limitada em até aproximadamente 1200 metros, com a necessidade de utilização de repetidores e de acordo com número de dispositivos.

TECNOLOGIA ETHERNET

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Velocidades de transmissão de dados de até 10 Gbit/s' (no padrão IEEE 802.3ae);

Valor de investimento com periféricos (Switch, hubs, etc.);

Número de dispositivos praticamente ilimitado;

Necessita de conhecimento especifico sobre redes;

Possibilidade de múltiplos protocolos operando no mesmo meio físico;

Demanda de maior infraestrutura mínima para funcionamento da rede;

Acesso a todas as configurações do equipamento remotamente;

 

Disponibiliza mais e melhores ferramentas para gerenciamento da rede.

 

Em resumo, a escolha do meio de transmissão de dados para automação predial depende do tamanho da rede, das necessidades de velocidade de transmissão e da capacidade de lidar com interferências eletromagnéticas. A RS485 pode ser uma boa escolha para redes menores, enquanto a Ethernet é mais adequada para redes maiores e mais complexas. De qualquer forma, é importante contar com profissionais especializados para a implementação e manutenção do sistema escolhido.

A Mercato possui linhas de controladores, dedicados para controle de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e para medição e rateio de energia, que possuem as tecnologias serial e ethernet embarcadas, onde a engenharia busca facilitar a integração dos controladores em sistemas de supervisão. Para conhecer nossas linhas de controladores e ter conhecimento sobre as inovações da Mercato em automação visite o nosso site www.mercatoautomacao.com.br

FALE
CONOSCO

*Preenchimento obrigatório

Deixe seu comentário ou dúvida:

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods