Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

Entenda a tecnologia PoE e como ela pode aumentar a eficiência em suas instalações

por Bruno Carvalho

Com o avanço das tecnologias de comunicação, principalmente da estrutura de cabeamento, surgiram opções que podem proporcionar uma redução da infraestrutura elétrica, visto que é possível aproveitar o mesmo cabo Ethernet de comunicação para também levar energia aos dispositivos remotos.

Hoje, é possível alimentar dispositivos via cabeamento de rede com o uso da tecnologia PoE (Power over Ethernet). Esta solução traz redução no custo de instalação e manutenção, visto que unifica a infraestrutura elétrica e de comunicação, além de facilitar a instalação de dispositivos, como câmeras e pontos de acesso que normalmente são instalados em tetos ou áreas externas de difícil alcance.

Saiba quais os 4 grandes erros em infraestrutura de TI.


Mas o que é e como funciona a tecnologia PoE?

Power over Ethernet é a tecnologia que permite transmitir energia elétrica pelo cabo de rede. Dessa forma, é possível alimentar dispositivos sem a necessidade de passar cabos de energia e usar outras fontes de alimentação elétrica.

Os dispositivos compatíveis com PoE são chamados de Powered Device. Como por exemplo, podemos citar câmeras IP, telefones VoIP e access points para redes sem fio. Já os equipamentos que alimentam os dispositivos são chamados de Power Sourcing Equipment ou PSE, os famosos switches PoE.

O padrão IEEE 802.3af possui um método que identifica um PD e classifica as suas necessidades de alimentação conforme os parâmetros já estabelecidos previamente. Essas informações permitem dimensionar qual deve ser a potência máxima que um switch deve fornecer para alimentar os dispositivos usados em nosso projeto.


A alimentação via tecnologia PoE pode ser feita de dois modos diferentes:

Modo A - Nesse tipo, a alimentação é enviada junto com os dados, assim como ocorre com a “alimentação fantasma” em microfones.

    Modo B - Neste caso, a alimentação é enviada em pares de fios separados dos fios que transmitem os dados. A alimentação usa os fios 4 e 5 (positivo) e 7 e 8 (negativo).

     

    A segurança do seu prédio é muito importante, quer saber como proteger as pessoas e suas informações através de um sistema de segurança? Saiba a diferença entre Fail Safe e Fail Secure.

     

    Mas qual é a vantagem de utilizar essa tecnologia?

    Possuir apenas uma infraestrutura para dados e alimentação facilita a instalação de determinados dispositivos, principalmente access points e câmeras de vigilância. O custo de instalação e manutenção também diminuem, já que é usado menos material, a instalação é feita de forma mais rápida e haverá menos pontos de falha na instalação e um sistema mais centralizado.

    As vantagens da tecnologia PoE devem compensar o custo de um switch PoE, que é mais caro que um switch convencional, bem como o custo de um nobreak usado para continuar alimentando um dispositivo desses em caso de falta de energia na rede elétrica, uma vez que um switch PoE consome mais energia que um switch normal.

    Leia também sobre controle de acesso para Data Centers.

     

    FALE
    CONOSCO

    *Preenchimento obrigatório

    Deixe seu comentário ou dúvida:

    Net Orders Checkout

    Item Price Qty Total
    Subtotal R$ 0,00
    Shipping
    Total

    Shipping Address

    Shipping Methods