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Tecnologia de descontaminação em transportes públicos

por Mercato Automação

A pandemia reforçou a atenção que precisamos ter com a qualidade do ar interno e a limpeza dos ambientes que frequentamos. Embora estejamos caminhando para um aparente controle da atual pandemia, alguns hábitos devem seguir como referência para nossa maior segurança, por isso ainda é preciso ter cuidado e seguir buscando por tecnologias que mitiguem a proliferação de vírus e contaminantes e promovam uma melhor qualidade do ar interior.

Ambientes fechados apresentam maior risco de contaminação, e por isso requerem um controle mais rigoroso por parte dos sistemas e maior atenção por parte dos usuários. Os transportes públicos são ambientes que apresentam riscos de contágio pela quantidade e circulação de pessoas diferentes diariamente, isto sem considerar a proximidade dos usuários e os longos trajetos dentro dos veículos.

 

Metodologia

Pensando nessa realidade, a Mercato iniciou diversos testes e ensaios de laboratórios em parceria com o IPT e GHS dedicados para o segmento de transportes públicos. Todos os testes e ensaios utilizaram o dispositivo HALO LED, que é equipado com a tecnologia de foto-hidro-ionização (PHI) da RGF. O principal ensaio em transportes públicos foi feito num ônibus urbano em seu trajeto e horário habitual:

“O principal ensaio feito com o HALO LED foi realizado em um ônibus na cidade de São Paulo/SP que circulou normalmente nas mesmas rotas e horários, comparando 2 cenários. O cenário 1 se tratava do ônibus sem qualquer tipo de tecnologia de descontaminação, mas que teve as rotinas de higienização e limpezas químicas ocorrendo normalmente; e o cenário 2 se tratava do mesmo ônibus do cenário 1, porém, esse possui o equipamento HALO LED instalado junto do sistema de ar condicionado do veículo, mas não passou por nenhum processo de limpeza química em seus pontos finais, e nem quando recolhido a garagem. Vale ressaltar que o ônibus do cenário 1 e cenário 2 eram o mesmo veículo, seguindo as mesmas rotas e cumprindo os mesmos horários de funcionamento.”

A instalação do HALO LED foi feita sem nenhuma reengenharia do sistema, pois o equipamento apresenta uma instalação simples através da fixação no sistema de ar condicionado do veículo. O tempo gasto para instalação é de aproximadamente 50 minutos.

 

Tecnologia

A estrutura de composição do HALO LED tem por base uma luz ultravioleta de espectro germicida (UV-C), o que já provoca uma inativação direta do contaminante que entrarem em contato com o espectro da luz ultravioleta. No caso de um vírus, a luz ultravioleta quebra sua cadeia de reprodução, atacando o DNA do vírus que não pode se reproduzir mais. O HALO LED tem como segunda ação a criação de peróxido de hidrogênio (H2O2), que será insuflado no ambiente via sistema de HVAC-R. Esse peróxido de hidrogênio é um poderoso oxidante que quebra a cadeia de proteção de vírus, bactéria ou outros compostos (no caso do vírus, por exemplo, o revestimento é formado de gordura e proteína, e protege o vírus do oxigênio. Ao entrar em contato com essa capa o peróxido de hidrogênio vai rompê-la, expondo o vírus ao oxigênio e às outras moléculas de peróxido, destruindo-o). E uma terceira ação, ele é um ionizador bipolar, ou seja, ele vai carregar magneticamente as moléculas de ar dentro do ambiente, como fuligem, poeira, gotículas de saliva e outros que estiverem dentro do ambiente. Desta forma, esses compostos irão se agrupar, aumentar de tamanho e consequentemente se precipitem ou são mais facilmente presos nos filtros.

 

Conclusão

Nas condições utilizadas para o ensaio executado com o equipamento HALO LED, foi constatada a eficácia na redução de até 98% dos contaminantes presentes no ar interior e superfícies dentro do ônibus cedido para o ensaio.

Para entender mais sobre os testes, tecnologia e conclusão, entre em contato com a nossa equipe de especialista!

 

+55 [51] 3115.9850

andre@mercatoautomacao.com.br

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7 comentários

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