Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

O mais seguro e moderno sistema de descontaminação de água e ar: a Luz Ultravioleta C

por Mercato Automação


O que é a Luz Ultravioleta ?

A luz ultravioleta (UV) é uma energia eletromagnética. As energias eletromagnéticas são classificadas de acordo com seu comprimento de onda. Na figura abaixo, demonstramos, de forma didática, essas energias e a região que o ultravioleta ocupa neste espectro eletromagnético.

Como você pode notar na figura acima, a luz ultravioleta se situa entre os raios X e a luz visível. Analisando mais cuidadosamente a região da luz ultravioleta, vamos verificar que ela se divide em outras três regiões; UV-A, UV-B e UV-C.

O espectro UV está dividido em três áreas:

  • UVA (radiação de ondas longas) de 315 nm até 400 nm
  • UVB (radiação de ondas medias) de 280 nm até 315 nm
  • UVC (radiação de ondas curtas) de 100 nm até 280 nm


A ação germicida da luz ultravioleta se dá na região UV-C e no comprimento de onda de 264 nm (nanômetros). Fora dessa região a ação germicida é diminuída.

Como é gerada a luz ultravioleta?

A luz ultravioleta pode ser gerada por duas fontes: natural ou artificial. A fonte natural é o sol. Ele gera UV-A e UV-B, que são muito comentados em nosso cotidiano, em razão dos problemas causados pelas queimaduras solares. Temos como fonte artificial as lâmpadas que produzem o UV-A, UV-B e UV-C. As lâmpadas UV-A e UV-B são utilizadas para bronzeamento artificial e luz negra, muito comuns em decoração de ambientes. Já as lâmpadas UV-C são destacadas por promoverem a ação germicida.

Como ocorre a ação Germicida das lâmpadas UVC?

A luz ultravioleta C, como vimos, tem sua máxima ação germicida no comprimento de onda de 264 nm (nanômetros). Sua utilização como método de desinfecção está presente desde o ano de 1910, quando na cidade de Marseille, na França, foi instalado o primeiro tratamento de água potável. A partir do ano de 1955, a desinfecção UV começou a ser aplicada na Europa em larga escala, seguindo para os EUA. Atualmente, existem milhares de equipamentos UV-C por todo o mundo, nas mais variadas aplicações, incluindo a desinfecção de água, ar e superfícies. A eliminação dos microrganismos ocorre quando a luz ultravioleta C entra em contato com eles. Como podemos ver na figura abaixo, ao atingir o interior dos microrganismos, a luz ultravioleta C provoca um dano fotoquímico instantâneo em seu DNA (ácido nucléico - material genético essencial para todos os seres vivos), essa alteração no DNA causa o efeito desinfetante. Sob o efeito da radiação UV-C, a esterilização ocorre na água ou no ar enquanto esses elementos fluem.
Quando se trata de lâmpadas UV-C Germicidas, a Mercato trabalha com as marcas RGF e Biozone, que se destacam no mercado mundial pelos seus diferenciais de qualidade e eficiência.

Nossas lâmpadas possuem encaixes simples, que facilitam a montagem, e tratando de qualidade e eficiência, as lâmpadas da RGF e Biozone são fabricadas em cristal de safira, o que melhora a transmitância da luz UV-C, não ficando retidas nas lâmpadas de quartzo e vidro. Outra característica importante que tornam as nossas lâmpadas mais eficientes, é o comprimento de onda que elas trabalham. Enquanto as lâmpadas de mercado trabalham em comprimento de onda de 257,3nm, as lâmpadas da RGF e Biozone trabalham em 264nm, que é a faixa mais eficiente para esterilização. Com tamanhos de 18 a 64 polegadas, contador de horas (lâmpadas Biozone) e sistema de fixação prático, nossas lâmpadas garantem a descontaminação da sua serpentina ou ambiente onde forem aplicadas.

 

FALE
CONOSCO

*Preenchimento obrigatório

2 comentários

  • Olá boa tarde, foi muito interessante conhecer vocês. Já tenho algum conhecimento sobre as utilizações e aplicações das Lâmpadas UV. Na sua matéria – acima -, faltou informar que basta irradiar apenas alguma parte do local a ser esterilizado – um lago ou uma piscina, por exemplo – com uma ou duas lâmpadas mergulhadas parcialmente, irradiando no local, e que se propagará dali, a radiação por todo o volume de água do local, Certo ? Agira pergunto: e qual seria a sua lâmpada UV adequada para a radiação do sangue humano no procedimento de esterilização do corpo, intravenoso na terapia fotogênica e, se ainda existe algum aparelho para esse procedimento. OK?

    MARNE SEARA BORGES
  • Existe um sistema de vocês para utilização das lâmpadas RGF e Biozone para desinfecção de Agua? Temos um sistema VIQUA dando alguns problemas, embora ele funciona desde 2014.
    procuro algo mais moderno ou mais fácil de ser adquirido visto que o sistema com reator importado tem sido difícil de ser adquirido.

    Sebastião Moreira

Deixe seu comentário ou dúvida:

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods