Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

O que você precisa saber sobre Setpoint

por Rafaela Parodi

Os sistemas de controle automático são amplamente utilizados em diversas áreas da engenharia, e o termo "setpoint" é fundamental para o seu funcionamento. O setpoint é o valor de referência que um controlador de sistema, como um controlador PID, busca atingir para manter uma variável controlada, como a temperatura, em um determinado valor. Neste artigo, discutiremos o conceito de setpoint em sistemas de controle automático, seus tipos e limites, e apresentaremos um exemplo prático de aplicação da Energy Valve da Belimo.

 

O termo “setpoint” refere-se ao valor de referência ao qual um sistema de controle automático, tal como um controlador PID, visa atingir. Em um sistema de controle de aquecimento, por exemplo, é possível estabelecer um setpoint de temperatura, que representa a temperatura que o sistema de controle deve alcançar.

O setpoint é um dos mais básicos parâmetros dos controladores de temperatura. É um parâmetro que deve ser configurado com a temperatura que o sistema deve se manter, um exemplo bem simples é a temperatura que colocamos no ar condicionado, pois ela é o setpoint, ou seja, se é desejada uma temperatura de 20 °C, o setpoint deve ser de 20 °C.

 

Entenda mais sobre Volume de Ar Variável.

 

Há controladores que possuem um setpoint local e outros casos, remoto. Os valores de setpoint são limitados pela faixa de entrada do instrumento e quaisquer limites de setpoint.

 

Setpoints Ativos — Active Setpoints

Setpoint ativo é o selecionado no controlador. Alguns controladores podem usar um setpoint local principal ou um alternativo. O alternativo também pode ser um setpoint local ou um remoto enviado de um dispositivo externo. No entanto, poderá haver apenas um setpoint ativo.

 

Limites de setpoint — Setpoint Limits

Os limites de setpoint são o valor mínimo e máximo permitido para o setpoint do controlador. Os setpoints são sempre limitados pelo intervalo de entrada. Alguns modelos têm a facilidade de restringir ainda mais o setpoint. Esses limites devem ser definidos para manter o valor de referência acima ou abaixo de qualquer valor que possa causar danos ao processo.

 

Setpoint Remoto — Remote Setpoint (RSP)

Um sinal de setpoint remoto analógico é utilizado para definir o valor do setpoint efetivo, como uma alternativa ao uso de setpoints locais introduzidos manualmente. Um controlador com setpoint remoto tem uma segunda entrada auxiliar que pode aceitar um sinal de mA ou VCC que pode ser escalado e utilizado como fonte de setpoint. Os usos comuns para entradas de setpoint remotas são de multizonas e aplicações de mestre e escravo e em escravos de controle de cascata.

 

Exemplo de aplicação

 

A Energy Valve é uma controladora de vazão de água da Belimo, e esta possui a leitura e uma válvula que controla o fluxo de água. O setpoint de vazão de água da Energy Valve é definido por uma entrada analógica, sendo um exemplo de setpoint remoto. Se, por exemplo, um fan coil que possui a vazão máxima de projeto de 1000m³/H de água, ou seja, o limite máximo de setpoint será de 1000m³/H, e o mínimo de 0m³/H.

Veja também esse Case de Sucesso do Aeroporto Internacional de Navegantes - SC.

FALE
CONOSCO

*Preenchimento obrigatório

Deixe seu comentário ou dúvida:

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods