Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

Rede de comunicação: Serial Versus Ethernet

por Bruno Carvalho

A comunicação serial tem sido tradicionalmente utilizada na automação predial para conectar diversos equipamentos, tais como sensores, controladores e registradores de dados à sistemas de supervisão e controle, comumente conhecidos como BMS (Building Management System) ou Sistema de Gestão Predial.

Algumas características da comunicação serial, como distância máxima da rede, acessibilidade, quantidade de dispositivos em uma rede única, velocidade de transmissão, entre outras, gerou uma demanda por um meio de comunicação mais flexível.

 

Com ascendente demanda, a Ethernet se consolida cada vez mais como o padrão de comunicação no segmento da automação predial. A eficácia traz benefícios tangíveis, solução para a maioria das aplicações e promessa simples de escalabilidade para todas as topologias e tamanhos de redes.

 

Deste modo, qual meio de transmissão de dados escolher? Nos quadros abaixo, iremos destacar algumas vantagens e desvantagens dos meios físicos de comunicação RS485 e Ethernet, para ajudar na sua escolha.

A Mercato possui linhas de controladores, dedicados para controle de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e para medição e rateio de energia, que possuem as tecnologias serial e ethernet embarcadas, onde a engenharia busca facilitar a integração dos controladores em sistemas de supervisão. Para conhecer nossas linhas de controladores e ter conhecimento sobre as inovações da Mercato em automação visite o nosso site www.mercatoautomacao.com.br

FALE
CONOSCO

*Preenchimento obrigatório

Deixe seu comentário ou dúvida: