Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

Saiba mais sobre Retrofit na construção civil

por Mercato Automação

Retrofit é um processo de melhoria de instalações antigas que busca atualizar o espaço, corrigir problemas e torná-lo mais seguro e confortável para os usuários.

É como se o profissional responsável fizesse um novo projeto usando os mesmos conceitos, mas aplicando novas soluções, tecnologias e materiais. 

Criar um projeto do 0 é muito desafiador, e é por isso que o retrofit tem aparecido como uma opção interessante.

Além de reduzir custos, o retrofit também ajuda na revitalização dos espaços urbanos e na recuperação de prédios históricos.

Quer conhecer mais sobre esse processo, sua aplicação e principais benefícios? Então continue lendo esta matéria e descubra. 

 

Qual o conceito de Retrofit?

Um dos mais interessantes atributos da formação em arquitetura ou engenharia é a multidisciplinaridade, porém, essa virtude pode se emaranhar num misto de informações e tornar-se imprecisa, especialmente no âmbito das possibilidades práticas e expressões, podendo ser interpretadas de maneira genérica. 

Sendo assim, diversos termos relacionados especialmente à arquitetura são frequentemente usados de forma inadequada, no que concerne ao universo das melhorias em edificações existentes, palavras como requalificação, reabilitação, restauração, retrofit, entre outras, são usadas de forma sinônima, o que exige alguns esclarecimentos, mesmo todas sendo usadas em contexto de intervenção.

O conceito de retrofit, amplamente utilizado na construção civil, foi adotado pelo mercado como uma expressão para lidar com obras de atualizações tecnológicas em edificações existentes. 

O termo que surgiu na Europa e nos Estados Unidos na década de 70 (antes disso a preocupação com consumo de energia em edifícios era praticamente nula), e significa "colocar o antigo em forma" (retro do latim "mover-se para trás" e fit do inglês, ajuste), confere a modernização e readequação de instalações, adequação à legislação vigente, adaptação para tornar os espaços mais funcionais, atendendo as demandas atuais, a intenção é preservar o que existe de bom na construção e ainda estender sua vida útil, tornando o uso e os espaços mais adequados ao bem estar e a saúde dos ocupantes.

 

Quais os benefícios do Retrofit?

Existe uma relação muito direta na redução de custos e melhoria do ambiente quando falamos em retrofit, ele traz a oportunidade de corrigir imperfeições que foram mantidas na edificação, além de poder atualizar sistemas e garantir a melhoria na qualidade do ar interno, redução de custos operacionais, valorização do imóvel e economia de energia, que inclusive pode chegar a 40%. 

Os benefícios são diversos, como os projetos são adaptáveis para as necessidades de cada negócio, também podem ser realizados por etapas, respeitando a realidade financeira em cada caso.

 

Como é aplicado este conceito no Brasil? 

No Brasil, esse conceito vem sendo amplamente aplicado, além do aumento da preocupação com nosso patrimônio histórico, é importante conservar os empreendimentos de modo geral, especialmente em cidades com potencial construtivo esgotado, a oportunidade de dar uma nova vida a uma edificação contempla conceitos de sustentabilidade, urbanismo e qualidade de vida. Tão importante quanto a renovação é a manutenção, pois os ganhos obtidos em cada caso vão variar de acordo com o grau de intervenção, escolha dos produtos, materiais, fornecedores, e o nível de manutenção do local.

 

Quais os benefícios de se fazer Retrofit em sistemas de ar condicionado? 

Falando em economia de energia, não podemos deixar de atentar para o ar condicionado, que pode ser responsável por 50% do consumo de energia elétrica em edifícios, no caso de projetos desse segmento, o retrofit representa intervenções técnicas, atualizações de equipamentos e instalações e melhorias por meio da automação de processos, visando economia de energia e melhoria da qualidade do ar. 

Segundo conteúdo publicado pelo Portal GVG, “O Departamento Nacional de Empresas projetistas e Consultores (DNPC) da Associação Brasileira de Refrigeração, ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) ressalta os benefícios de se fazer o retrofit de sistemas de ar condicionado e alerta que equipes de projetos são fundamentais na elaboração dos estudos preliminares e do próprio projeto.”  

 

Quais os principais candidatos a sofrerem Retrofit? 

Alguns dos principais candidatos a sofrerem retrofit são shoppings centers, hotéis, hospitais, instalações industriais, supermercados, escolas, algumas lojas e edifícios comerciais. Sempre que possível, soluções em equipamentos com protocolo zigbee atendem bem às demandas em retrofits, por ser um protocolo de transmissão sem fio, torna a instalação mais fácil e menos invasiva, este é um bom diferencial quando falamos em edificações mais antigas e delicadas que exigem soluções menos agressivas.

Retrofit, certificação LEED OM e eficiência energética: 

Atualmente a última versão do LEED possui uma certificação dedicada para o segmento de edificações existentes, a LEED OM (Operations + Maintenance) aborda aspectos existentes em um retrofit e avalia categorias onde os créditos se subdividem em Localização e Transporte, Terrenos Sustentáveis, Eficiência Hídrica, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos e Qualidade do Ambiente Interior. 

De acordo com a arquiteta Marcia P. Davis – LEED AP BD+C, O+M, Diretora Geral da Novva Solutions: Buscando uma relação com os requisitos do LEED, verificamos que as principais abordagens também seriam a busca por eficiência energética e hídrica, bem como a melhoria da qualidade dos ambientes internos e a proteção do meio-ambiente. Em termos quantitativos, temos hoje alguns dados importantes que comprovam a eficácia da certificação LEED OM, como por exemplo, a pesquisa realizada em 2015 pela ABESCO (Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia) em 14 edifícios existentes que obtiveram esta certificação, que indicou um potencial de redução médio de 30% no seu consumo energético.

 

 

Este conteúdo foi esclarecedor para você? Então não deixe de compartilhar com seus contatos.

E caso possua dúvidas nossa equipe de Engenharia de Aplicação está disponível para ajudar.  

E-mail: aplicacao@mercatoautomacao.com.br

 

FALE
CONOSCO

*Preenchimento obrigatório

Deixe seu comentário ou dúvida:

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods