Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

Pressurização de Escadas de Emergência: a Segurança Que o Seu Prédio Precisa

por Mercato Automação

Considerando que a grande maioria das hospitalizações e mortes em decorrência de um incêndio se devem ao fato da inalação de fumaça tóxica, projetar e manter um sistema de escadas pressurizadas é de grande responsabilidade e importância. 


Esse sistema tem a finalidade de impedir que fumaça proveniente de um possível incêndio invada as escadas de emergência e dificulte ou impeça a evacuação dos ocupantes ou ainda o acesso do corpo de bombeiros.


Basicamente um sistema de pressurização de escadas de emergência é composto por ventiladores, filtros, controladores, sensores de pressão diferencial, detectores de fumaça, inversores de frequência, central de incêndio, chave de fluxo de ar, dampers e atuadores (veja o diagrama de aplicação dessas soluções que fornecemos, no final desta matéria). Estes componentes têm por objetivo, no momento em que o sistema de detecção e alarme de incêndio detectar fogo, insuflar ar externo nas escadas, criando uma pressão positiva em relação ao exterior e impedindo que a fumaça dificulte a utilização desta rota de fuga. 

 

Leia também sobre Fail Safe vs Fail Secure, qual é a melhor opção?


Controle dedicado para pressurização de escadas de emergência:

 


A Mercato fornece um controlador dedicado para este tipo de aplicação, visando reduzir a complexidade de comissionamento e falhas humanas. O MEP foi desenvolvido seguindo as normas e melhores práticas utilizadas para este tipo de sistema, ou seja, prevê em seu algoritmo embarcado todas as necessidades estabelecidas pela norma reduzindo horas de engenharia para o seu comissionamento e aumentando a confiabilidade no sistema. 


Alinhado ao objetivo da Mercato de trazer soluções multiprotocolos, o MEP possui os protocolos Modbus RTU e BACnet MS/TP incorporados ao controlador, trazendo maior flexibilidade de escolha do protocolo de comunicação, facilitando a integração ao sistema de automação existente.

Para saber mais sobre um sistema de escadas pressurizadas e o controlador MEP da Mercato, acesse o link abaixo:


 

Veja também no diagrama de aplicação abaixo outras soluções que podemos fornecer para seus projetos de sistemas de pressurização de escadas.

 

 

Confira abaixo as soluções apresentadas na imagem acima: 

 

 

Para mais informações, dúvidas ou sugestões, nos siga em nossas redes sociais ou entre em contato com nossa equipe de especialistas pelo e-mail ou fone abaixo: 

051 3115-9850

 

suporte@mercatoautomacao.com.br

FALE
CONOSCO

*Preenchimento obrigatório

Deixe seu comentário ou dúvida:

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods