Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

A qualidade do ar interno e o ar condicionado

por Mercato Automação

Ainda é comum a dúvida se o ar condicionado ajuda ou atrapalha na qualidade interna do ar, sendo esse um aparelho presente em muitas residências e ambientes comerciais no Brasil, é um questionamento justo, visto que passamos a maior parte do dia em ambientes fechados. Especialmente em estações do ano como verão e inverno, com ondas de calor e fio extremos, o ar condicionado é um forte aliado ao bem estar, sendo um item extremamente necessário no dia a dia de milhões de pessoas. É interessante entendermos como esse aparelho atua e como impacta na IAQ, tema que vem crescendo e aparecendo cada vez mais na mídia.

As características e a qualidade do ar interno dependem diretamente da qualidade do ar no ambiente exterior, mas também dependem muito de diversos outros fatores, como atividades realizadas dentro das edificações, presença de COVs, utilização de materiais de construção inadequados, contaminantes biológicos, poluentes, vírus e bactérias.

 

Práticas para uma qualidade do ar interno:

 

O sistema de ar condicionado por si só, não uma solução de IAQ, ele pouco faz para melhorar ativamente a qualidade o ar interno, o principal objetivo do ar condicionado é melhorar o conforto dos ocupantes, resfriando o ar e regulando a temperatura. Ele faz isso circulando o ar já presente. Obviamente temos diferenças entre o funcionamento de sistemas de climatização de expansão direta e indireta, mas podemos tratar o objetivo de ambos como o mesmo. 

Também é prática comum fechar todas as janelas e portas quando o ar-condicionado estiver em funcionamento. Embora seja compreensível, pois isso economiza dinheiro e permite que o ar condicionado funcione de forma eficaz, retém ainda mais os contaminantes internos, é importante ter uma saída para o ar interno. Além disso, quando uma unidade de ar condicionado não é mantida adequadamente ou é executada com mais frequência do que o necessário, a qualidade do ar interno diminui, a manutenção dos sistemas de ar condicionado é extremamente importante para o seu funcionamento correto e para a eficiência desejada.

Se o ar no ambiente estiver poluído com compostos orgânicos voláteis e alergênicos, o ar condicionado provavelmente estará piorando a situação. Devido ao fato de que os condicionadores de ar reciclam o ar interno sem purificá-lo, o ar impuro que circula dentro do ambiente diminui ainda mais a qualidade do ar interno. A circulação de ar sem ventilação pode resultar em sintomas como problemas respiratórios, coceira nos olhos e dores de cabeça. O ar muito seco também agrava a situação, causando ressecamento do nariz, boca e olhos, isso pode fazer também com que a pele fique com coceira e escamosa. 

A umidade interna é outro fator importante a ser analisado, e, quando possível, medido. A grande variação de temperatura e umidade são prejudiciais à nossa saúde, reduzindo a capacidade imunológica dos ocupantes, a umidade ideal em um ambiente interno é de 45%, sendo abaixo de 30% muito seco e acima de 50% úmido demais. Quando nossas membranas mucosas ficam secas, ficamos mais suscetíveis a doenças. Esta suscetibilidade é agravada pelo ar condicionado doméstico que circula ar poluído. 

 

Conclusão:



Obviamente não é uma opção abandonar o ar condicionado, até mesmo porque ele não é um vilão para a QAI, porém, é crucial entender que uma unidade de ar condicionado é apenas uma peça do quebra-cabeça. Um sistema HVAC na sua totalidade consiste em vários equipamentos e mecanismos. Por si só, uma unidade de ar condicionado não pode ser responsável por manter toda a qualidade do ar alta, porém, algumas medidas e cuidados podem ser tomados, como já citados anteriormente. 

Além disso, quando a unidade é complementada por dispositivos adicionais que são instalados diretamente e funcionam com o sistema HVAC, a qualidade do ar interno prospera. Soluções como umidificadores, desumidificadores, implementação de tecnologias PHI, filtros e purificadores de ar, e claro, equipamentos de monitoramento de qualidade do ar interno funcionarão lado a lado com os sistemas HVAC para melhorar a qualidade do ar interno. 

FALE
CONOSCO

*Preenchimento obrigatório

Deixe seu comentário ou dúvida:

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods