Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

O que é Certificado de Calibração? para que serve? qual a sua importância?

por Mercato Automação

O Certificado de Calibração é um documento oficial, originado a partir da atividade de Calibração, emitido por um Laboratório de Calibração com informações padronizadas pela norma NBR ISO/IEC 17025.

Para que serve o Certificado de Calibração?

O objetivo do Certificado do Calibração é fornecer ao cliente os erros de medição do equipamento no momento da calibração. Conhecendo os erros do seu instrumento de medição, o cliente poderá corrigi-los no momento da utilização, tornando a medição mais exata e de maior confiabilidade.

A Calibração é obrigatória?

A Calibração de instrumentos de medição é de extrema importância para garantir a qualidade dos equipamentos. Ela é obrigatória para empresas certificadas nas normas LEED, ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 ANVISA, Portarias Técnicas do Governo, entre outras.

Quem deve comprar o serviço de Calibração?

Empresas certificadas nas normas de qualidade LEED, ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 ANVISA, ou que:

  • Possuam produtos certificados na Anvisa ou no Inmetro.
  • Forneçam para empresas certificadas nas normas LEED, ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 ANVISA, entre outras.
  • Forneçam produtos para grandes empresas ou autarquias, como Petrobras, Metrô, Vale do Rio Doce, Usiminas, Universidades Estaduais e Federais, entre outras.
  • Realizem Inspeções de qualidade para grandes empresas, como Petrobras.
  • Realizem medições de Segurança do Trabalho.
  • Forneçam para ramos onde a segurança seja um fator crítico como Aviação, Marítimo, Alimentício, Farmacêutico, Hospitalar, entre outros.

 
O LAMEM, Laboratório de Metrologia da Mercato, é um laboratório novo, moderno e com altíssimo padrão de qualidade. Realiza calibrações RASTREADAS a RBC com padrões de incerteza baixa e atendendo totalmente a todos os requisitos da NBR ISO/IEC 17025:2017.

O LAMEM atende a calibrações em nossas dependências, ou nas dependências do cliente nas grandezas de temperatura e umidade, Pressão, Luminosidade, Sinais Elétricos e Gases (Oxigênio, Monóxido de Carbono e Dióxido de Carbono).

 

Você sabe a importância da Qualidade do Ar Interno e o papel do Ar condicionado? Leia neste artigo.

 

Em conclusão, o certificado de calibração é um documento essencial para garantir a qualidade e confiabilidade das medições realizadas pelos equipamentos de medição. É um requisito obrigatório em muitos setores da indústria e pode ser exigido por regulamentações governamentais e normas técnicas. Além disso, a calibração regular dos equipamentos ajuda a aumentar sua vida útil, reduzir custos com manutenção e minimizar erros em processos de produção. Por isso, investir em serviços de calibração e manutenção de equipamentos é uma medida importante para assegurar a qualidade e eficiência das atividades da empresa.

FALE
CONOSCO

*Preenchimento obrigatório

1 comentário

  • Boa tarde tudo bem? em um contrato me pediram paquímetro digital acompanhado de certificado de calibração metrológica, onde consigo esse certificado ? como funciona
    ?

    Nicolle

Deixe seu comentário ou dúvida:

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods