Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

Tecnologia de luz ultravioleta germicida (UV-C) em sistemas de tratamento de ar

por Mercato Automação

A irradiação germicida usa a energia ultravioleta (UV-C) de onda curta para inativar organismos virais, bacterianos e fúngicos, de forma que sejam incapazes de se replicar e potencialmente causar doenças. Dispositivos e sistemas de lâmpadas UV-C são instalados em sistemas de tratamento de ar para fins de desinfecção do ar e da superfície. 

 

 

Embora a luz UV-C tenha sido promovida por seu impacto positivo na qualidade do ar interno (IAQ), não podemos esquecer a sua contribuição na eficiência energética do sistema de tratamento de ar como sendo também um dos seus maiores patrimônios.

O sistema de ar-condicionado é o maior consumidor de energia em edifícios comerciais e institucionais, sendo responsáveis ​​por cerca de 40 - 60% do uso de energia nesses edifícios.

EXEMPLO DE LUMINOSIDADE DIRECIONADA

EXEMPLO DE LUMINOSIDADE NÃO DIRECIONADA

 


    Veja a seguir alguns fatores-chave para o uso de lâmpadas de UV-C em sistemas de tratamento de ar.

     

    O uso da tecnologia UV-C

    O uso da tecnologia de luz ultravioleta germicida (UV-C) em sistemas de tratamento de ar permite um método proativo de manter a serpentina limpa, sem biofilme orgânico, operando com um desempenho "como novo" o tempo todo.

    • Melhora a eficiência energética, pois o biofilme orgânico ocasiona uma perda de transferência de calor devido à sua baixa condutividade térmica, a condutividade térmica do alumínio é de aproximadamente 200 W/mK, enquanto que a do biofilme é de aproximadamente 0,2 W mK. Como a condutividade tem implicações fundamentais na transferência de calor, serpentinas desprovidas de biofilme oferecem vantagens significativas de eficiência.
    • Reduz a resistência do ar ou queda de pressão, pois o biofilme orgânico aumenta a perda de pressão devido à restrição da área de fluxo da serpentina (área de face), e, consequentemente, irá reduzir a capacidade de entrega da vazão de ar necessária para combater a carga térmica. Para compensar essa perda a vazão de ar deverá ser aumentada, aumentando o consumo de energia.
    • O biofilme pode acelerar a oxidação e corrosão da serpentina que é frequentemente causada por ácido sulfúrico secretado por bactérias comuns, reduzindo significativamente a vida útil do equipamento. A remoção de biofilme com UV-C, prolonga a vida útil da serpentina preservando assim o investimento de capital realizado.
    • As lâmpadas de UV-C podem ser adicionadas aos sistemas de tratamento de ar por meio de um sistema simples e de baixo custo.
    • O retorno do investimento das lâmpadas pode variar de 6 meses a 2 anos, dependendo do custo de eletricidade e das condições de operação.

    Os cuidados básicos para aquisição de Lâmpadas UV-C são:


        1. Material de composição;
        2. Comprimento de onda;
        3. Dimensionamento e instalação;
        4. Acessórios para segurança e eficiência.

    Para saber mais sobre a tecnologia de luz ultravioleta germicida (UV-C) em sistemas de tratamento de ar, entre em contato com nossa equipe de especialistas!

    FALE
    CONOSCO

    *Preenchimento obrigatório

    1 comentário

    • Olá,
      Estamos pensando em investir nesse segmento de lâmpadas UVs, e minha duvida principal seria o dimensionamento, ele é feito com base na area interna do fancoil ( x W/m2) ou da Vazão ( x W/m3)?

      Desde já agradeço a atenção.

      Sds.

      Vitor

    Deixe seu comentário ou dúvida:

    Net Orders Checkout

    Item Price Qty Total
    Subtotal R$ 0,00
    Shipping
    Total

    Shipping Address

    Shipping Methods