Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

Soluções seguras de controle de acesso para Data Centers

por Mercato Automação

A segurança de toda e qualquer informação pessoal é indispensável para as empresas. Hoje os data centers são os principais responsáveis por armazenar esses dados e garantir a segurança e integridade deles. Além da preocupação com o acesso não autorizado feito de forma remota (através de hackers), o acesso físico aos servidores também demanda estratégias e tecnologias eficientes. O controle de acesso para o data center protegerá os dados dos usuários e possibilitará rastreamento e auditoria do trânsito de pessoas dentro das áreas críticas. 


Para garantir que pessoas não autorizadas, não tenham acesso ao data center e por consequência a dados protegidos, alguns pontos precisam ser levados em consideração, como a utilização de uma solução de controle de acesso completa.

 

Saiba quais os 4 grandes erros em infraestrutura de TI.


Segurança em Data Center

O data center pode ocupar a área total de um prédio ou pode ser apenas um ambiente dentro da empresa. Para cada tipo de construção ou local de implantação, uma solução de controle de acesso precisa ser projetada.


Prédios que possuam data centers precisam de uma segurança redobrada, como por exemplo: câmeras, cercas de proteção e portões vigiados por seguranças, além de outras tantas medidas que podem ser feitas para o monitoramento do local. Já em um empreendimento comum que possua um data center ou sala técnica no seu interior, precisará de níveis de acesso especiais e até periféricos dedicados para o controle deste ambiente.


A entrada nestes locais é rigorosa e cada acesso que ocorrer, deverá contar com um registro da movimentação e descrição do ato. Pessoas autorizadas com acesso especial, poderão acessar estes locais e executar suas ações necessárias.

 

Entenda a diferença entre Fail Safe e Fail Secure e qual a melhor escolha para a proteção dos dados e pessoas do seu prédio.

.


A segurança física e o controle de acesso para Data Center em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados

As fechaduras sem fio se tornaram uma excelente opção para controlar os acessos a esses locais. Isso porque contam com uma fácil instalação e um menor tempo de indisponibilidade. Com este tipo de fechadura não é necessário uma instalação de controlador e com isso, os custos totais para a operação serão menores, além dos custos totais de propriedade.


As fechaduras com fio, também se tornam uma boa opção para manter o acesso restrito a estes locais, visto que essas fechaduras também foram projetadas de forma que a sua instalação ocorra de forma rápida e fácil, e se integrem aos controles de acesso existentes. Quanto ao acesso físico, podemos destacar que a instalação de barras antipânico em associação com estas fechaduras garantirão uma maior segurança quanto ao acesso físico. Isso porque as barras poderão ser destravadas apenas em situações de risco para evasão.

Como o controle de acesso é essencial para proteger os dados contidos nestes data centers, pontuamos também, que é preciso contar com um sistema seguro, intuitivo e satisfatório para que esta proteção seja garantida. O Sistema de controle de acesso Vault Next, por exemplo, foi criado com o intuito de garantir uma proteção flexível e poderosa para a sua empresa. Este sistema lida com instalações de porta única, e que podem até mesmo ser expandidas para várias outras portas, de forma fácil e prática.

 

Esta expansão, em que ressaltamos acima, pode ocorrer com o tempo, sem necessidade de executar em sequência. Isso tudo é garantido pelo fato de todas as comunicações que ocorrem entre os componentes distintos do sistema serem criptografadas.

 

 

O software Vault Next é associado ao CFTV, controle de acesso e detecção de intrusão, de forma fácil em uma única interface de usuário. Com esta interface simples e intuitiva, o sistema não exige que a pessoa que o manipula tenha muito treinamento ou precise consultar o manual constantemente. Desta forma, o acesso aos dados coletados pelos sistemas será facilitado. Este é um item essencial em casos de acessos não autorizados e invasões, visto que as imagens coletadas servirão como provas essenciais em possíveis auditorias.

 

Em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, este acesso controlado aos data centers, garantirão a segurança dos dados contidos nestes locais, para que estes não sejam acessados por programas maliciosos, podendo assim se tornar uma ferramenta para ataques cibernéticos.

 

Elaborar e implementar uma solução de segurança para ambientes críticos é uma tarefa complexa e que requer conhecimentos variados e profissionais de diversas disciplinas. Será necessário trabalhar com a integração entre sistemas de forma profunda e consistente. Pensar em tecnologias que possam ser escaláveis e de ampla integração é pilar fundamental para o sucesso da nossa aplicação.



---------------------------------------------------------------------------------------- 

 

Os Data Centers precisam de uma política de controle de acesso e equipamentos de qualidade que garantam sua total proteção. Além de evitar o vazamento de dados, a proteção do local também é de extrema importância. Por exemplo, há locais que são de acesso restrito e a utilização de tecnologias como biometria e cartões de acesso possibilitam maior segurança neste controle.

 

E para facilitar o acesso aos registros necessários no cotidiano, existem sistemas de controle de acesso eficazes para auxiliar os colaboradores em sua jornada. A Mercato, como distribuidora da marca Assa Abloy, possui uma ampla gama de soluções para esta aplicação. Entre em contato agora mesmo e garanta as melhores e mais seguras soluções para seu projeto de Data Center. 

 

Entenda a Tecnologia PoE e como ela pode aumentar a eficiência em suas instalações.

.

FALE
CONOSCO

*Preenchimento obrigatório

Deixe seu comentário ou dúvida:

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods