Mídia

Confira as notícias no
nosso blog

Uso de peróxido hidrogênio em ambientes hospitalares

por Mercato Automação

A desinfecção e limpeza de ambientes hospitalares são essenciais para a prevenção de infecções e controle de doenças. Com o aumento da preocupação com a saúde pública, a busca por métodos eficazes de desinfecção tem crescido significativamente. Neste contexto, o peróxido de hidrogênio tem se destacado como uma opção eficiente e segura para a desinfecção de ambientes hospitalares. Neste artigo, iremos explorar os benefícios do uso do peróxido de hidrogênio na desinfecção e limpeza de ambientes hospitalares, contribuindo para a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis para pacientes e profissionais de saúde.

 

Saiba a função dos sistemas de ar condicionado na manutenção de salas limpas.

1) Valorização da qualidade do ar interno (IAQ):

A história das pesquisas sobre a qualidade do ar interno (IAQ) está ligada à evolução das pesquisas científicas sobre a qualidade do ar externo. Embora se saiba da importância da qualidade do ar e da sua relação com a saúde humana há séculos, alguns episódios na década de 60, como o BIG SMOKE em Londres que foi considerado um dos piores desastres ambientais causados pelo crescimento descontrolado das cidades na época, trouxeram a preocupação em separar o ambiente interno das inúmeras fontes de poluição do ar externo. 

2) Reprodução artificial da purificação do ar utilizada pela própria natureza:

Desde então, estudiosos em parceria á empresas desenvolviam pesquisas para o Controle da Qualidade do Ar Interior. Em 1990 a RGF em conjunto á universidades, desenvolveu o processo de ionização catalítica radiante (RCI) como uma solução. Ao passo que analisavam o processo de “limpeza do ar” na natureza, notaram a presença do Peróxido de Hidrogênio (H2O2) como principal produto, e aprimoraram a RCI para o processo de foto-hidro-ionização (PHI®) que, não coincidentemente, replica de forma artificial o mesmo processo que a natureza utiliza. Desde então a engenharia de produto tende a tornar mais eficiente a aplicação do PHI, em conjunto ao tratamento de partículas REME®, trazendo atualmente à evolução com HALO LED, um produto com maior durabilidade e eficiência no tratamento do ar

O resultado satisfatório, que possibilita replicar ar fresco portas à dentro, traduz a missão da RGF em tornar o mundo um lugar mais seguro, limpo e melhor para viver. Focados nas tecnologias ambientalmente amigáveis, com um elemento principal de alto potencial descontaminante, que evita proliferação de bactérias, vírus, fungos, mofo, maus cheiros e possui muitos outros benefícios para saúde, o H2O2. 

3) Aplicação do peróxido de hidrogênio em ambientes hospitalares e unidades de saúde:

Hoje o peróxido de hidrogênio (H2O2) é amplamente utilizado na área da saúde como um dos principais agentes descontaminantes para limpeza de ambientes e materiais utilizados em hospitais, clinicas e demais áreas do ramo. O uso do H2O2  vaporizado é uma solução complementar às já utilizados hoje em hospitais, e que auxilia no controle de micróbios, compostos orgânicos voláteis (VOC´s), cheiros e mofos que eventualmente não foram eliminados com a higienização padrão, e ainda pode atuar em áreas onde não são feitas as limpezas químicas com peróxido de hidrogênio e que podem trazer riscos de contaminações e infecções hospitalares.

As células PHI da RGF podem ser instaladas diretamente no sistema de ar condicionado, tornando o mesmo um aliado na descontaminação de qualquer área onde for aplicado. Uma vez instalado no sistema de HVAC, ele gera H2O2 vaporizado, que é insuflado no ambiente, e de forma ativa, auxilia na eliminação 99% dos contaminantes, ou seja, reduz a disseminação de doenças e reduz infecções hospitalares.

O uso constante do peróxido de hidrogênio no estado gasoso em salas de cirurgia permite que a equipe médica opere seus pacientes, independente da gravidade ou tempo do procedimento, em um ambiente mais puro. Esta pureza do ar está associada a redução drástica dos contaminantes e micróbios que eventualmente ficaram na sala de cirurgia, que podem estar nas vestimentas dos médicos e ao mesmo tempo age diretamente no paciente que está sendo operado.

A redução de possíveis contaminações e infecções hospitalares em ambientes cirúrgicos e de recuperação acabam por diminuir o número de complicações hospitalares e podem inclusive levar um tempo menor que os pacientes ficam internados nas dependências do hospital, consequentemente aumentam o número de pessoas que podem ser atendidas com a mesma estrutura e os pacientes ficam mais felizes por se recuperarem mais rápido. 

4) Saiba onde adquirir estas soluções para a sua unidade de saúde:

A Mercato é uma empresa especializada no fornecimento de uma ampla linha de produtos e soluções destinadas à climatização, automação, gerenciamento de energia, purificação do ar, segurança eletrônica e cabeamento estruturado que permitem criar e manter ambientes confortáveis, inteligentes, acessíveis, eficientes e seguros.

A Mercato é a distribuidora autorizada da marca RGF no mercado brasileiro e atua como uma especialista entregando aos clientes o correto dimensionamento dos produtos conforme a aplicação específica, possui estoque a pronto entrega para projetos e reposições, presta suporte técnico e garantia direta de todos os seus produtos.

 

Quer entender mais sobre Salas Limpas? Clique aqui.

 

Ficou interessando ou quer conhecer melhor nossas soluções? Entre em contato com nossa equipe de especialistas através do e-mail comercial@mercatoautomacao.com.br ou pelo telefone (51) 3115-9850.

FALE
CONOSCO

*Preenchimento obrigatório

Deixe seu comentário ou dúvida:

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0,00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods